“Filho, tá na hora do banho!!!”
Com essa frase começa a perseguição diária, o gato e rato entre mãe e filho. Criança nenhuma gosta de ir para o banho (pelo menos não a maioria).
Qual a solução para isso? Tornar o banheiro parte da brincadeira! – E isso vai além do velho e cansado patinho de borracha.
Antes de começar a pensar em tema, cores, brinquedos, e outras coisas, a primeira coisa a ser feita é tornar o banheiro acessível para seu filho.
Isso mesmo, fazer com que ali dentro ele seja independente, e não precise ficar pedindo tudo para um adulto.
Idéias Gerais
Ele precisa conseguir apanhar qualquer coisa que seja necessária. A solução para isso é incluir degraus, tanto em frente à pia, para que a criança alcance o espelho e as torneiras, como também no chuveiro, para que ela própria alcance os comandos.
Em frente a pia, um simples banquinho pode dar conta do recado satisfatoriamente.
Já para a área do chuveiro, por se tratar de uma área escorregadia, a melhor solução é um deck de madeira, que facilita o escoamento da água, e também pode ser removido do local quando a criança estiver mais crescida.
O próximo passo é tornar o banheiro visualmente atrativo. Como crianças crescem rapidamente e mudam de gosto com a mesma velocidade, o ideal é incluir acessórios com os temas e cores preferidos do seu filho: moldura do espelho, cortina do box, apliques sobre o azulejo, toalhas, cesto para roupas sujas e brinquedos, gabinete.
São itens que podem ser trocados mais facilmente depois de um tempo, conforme a mudança de preferência das crianças.
Nas louças, pisos e azulejos, dê preferência para tons neutros, já que são peças mais caras e cuja troca demandaria uma verba grande.
Nos locais onde não houver azulejo, você também pode abusar da criatividade na pintura das paredes. Use tons alegres, vivos, que deixem a criança animada por estar no banheiro. Adesivos e apliques também são bem vindos.
Organização Fácil
Organização é um item super importante no aprendizado das crianças. Quando for decorar o banheiro delas, lembre-se de colocar um organizador de objetos em um local fácil de encontrar e numa altura accessível ao tamanho deles.
Pias com prateleiras abertas, um local para armazenar os brinquedos de banho , cestas para produtos de higiene pessoal e copos para colocar escova e pastas de dentes vão ajudar a criança a manter o banheiro limpo e arrumado.
Envolva seu filho durante o processo de reforma, não apenas na escolha das cores e acessórios, mas também na mão de obra.
Óbvio que você não vai deixá-lo assentar um azulejo, ou colocar um espelho, isso é serviço pra adulto. Mas na hora da decoração, da pintura, de colar os adesivos e apliques, faça com que ele participe.
A criança vai gostar muito mais de utilizar um ambiente que ela própria ajudou a construir.
Seja criativo e mãos a obra! Sua missão agora é tirar seu filho do banheiro!