MENOS É MAIS……..
O Estilo minimalista surgiu a final da década 60 em Nova York mas tem suas origens nas ideias do arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Roher que foi um dos arquitetos mais importante deste século.
Veja também: Porta Chaves Organizador
Este estilo visa a qualidade e não a quantidade. Os móveis e os elementos de decoração se reduzem ao imprescindível. Espaços amplos, preferentemente altos e livres, linhas retas, cores neutras em um ambiente com equilíbrio, harmonioso e funcional.
Veja também: Aprenda mais sobre decoração.
Neste estilo todos os elementos deve combinar e formar uma unidade.
Use uma paleta de cores bem restrita
O estilo minimalista tem um ar moderno e futurista. Utiliza uma paleta de cores neutras e puras, predominando o branco e as cores cruas, dando um toque de negro ou vermelho para acentuar detalhes ou algum acessório
Se utiliza muito a madeira para chão ou moveis e materiais como o cimento alisado, pedra (mármore e granito) vidro e inox cromado. Os moveis modernos ou orientais são perfeitos para este estilo.
Poder de objetos simples
Nas paredes se evita todo tipo de adorno mas se pode colocar um ou dois quadros de bastante destaque. O ideal são as paredes lisas de cor clara ou as paredes revestidas de pedra.
Decorar uma casa minimalista pode fazer você repensar em objetos comuns. Basta olhar como fenomenal fica o reflexo de lâmpadas contra a parede.
Deixe a luz entrar
A luminosidade é outro aspecto fundamental no estilo minimalista. Janelas grandes, cores claras como o branco e sua ampla escala de tonalidades que são capazes de multiplicar a luz do ambiente
Se você pode deixar suas janelas sem adornos e deixar a luz entrar, aumentaria significativamente a decoração. Se a privacidade é um problema, use os materiais de cortina mais finos ou use persianas.
Os Móveis pegados na parede dão maior luminosidade e sensação de espaço.
Tem que levar em conta que o minimalismo esta pensado para pessoas sóbrias e ordenadas, oferecendo uma ordem estética e a não acumulação de objetos desnecessários que perturba a visão.
Espaços vazios e pontos focais
O espaço vazio é considerado um elemento importante na decoração minimalista, pois o espaço interage com os objetos e define o visual. Equilíbrio visual é tão importante e pode ser alcançado apenas por ter um ponto focal. Na foto abaixo, por exemplo, o espaço vazio só atua para amplificar a presença do sofá branco (divã) e a luminária de chão.
Desapegar e repensar
Para ser minimalista, você terá que dizer adeus à desordem. E para fazer isso, você precisará repensar em o que exibir em prateleiras e mesas. Atenha-se ao essencial e guarde o restante em armários. Esta cozinha mostra como apenas alguns elementos bem escolhidos ficam na bancada.
Outro exemplo de uma cozinha minimalista