Organizar e equilibrar objetos dentro de um ambiente para criar harmonia, equilíbrio e bom chi ( energia)
1 – Origem e Definição
O Feng Shui é uma arte e ciências muito antiga que foi formalizada há mais de 3.000 anos na China. Na tradução literal feng significa “vento” e shui significa “água”. Na cultura chinesa, o vento e a água estão associados à boa saúde, portanto, o bom feng shui passou a significar boa sorte. Por outro lado, mau feng shui significa má sorte ou infelicidade. Alguns princípios da prática do feng shui datam de pelo menos 6.000 anos, e contém elementos de vários ramos do estudo acadêmico, incluindo física, filosofia, astronomia e astrologia. Está intimamente relacionado com a visão taoísta e a compreensão da natureza, particularmente a ideia de que a terra está viva e cheia de chi ou energia. O feng shui às vezes é considerado a arte do posicionamento – entender como a colocação dos objetos e de você mesmo dentro de um espaço, afeta sua vida em vários aspectos da experiência. É uma matéria complexa de conhecimentos que ensina como equilibrar e harmonizar qualquer espaço com as energias – seja um lar, um escritório ou um jardim. O objetivo é garantir boa sorte, boa energia para as pessoas que habitam um espaço. Embora seja considerado por alguns na comunidade científica como uma pseudo-ciência, o feng shui teve um impacto na estética do design de interiores e no layout arquitetônico dos espaços de vida e do trabalho tanto em nas culturas nativas orientais quanto, mais recentemente, ocidentais. Como a vida harmoniosa vem em muitas formas, incluindo melhor saúde, uma carreira de sucesso ou a vida amorosa, a prática do feng shui inclui dicas detalhadas para quase todas as áreas da sua vida. As principais ferramentas usadas para analisar o feng shui de qualquer lugar são a bússola do feng shui e o bagua.
2 – Os cinco princípios de poder do Feng Shui
Os conceitos divididos entre o feng shui e o taoísmo incluem as polaridades do yin e do yang – os opostos polares que não podem existir um sem o outro e a teoria dos cinco elementos. Estes são os princípios fundamentais do feng shui.
Princípio de Poder # 1 – Chi
Chi é energia. É a força vital em constante movimento e a mudança que nos faz sentir bem ou mal em um determinado local. Chi pode se acumular nos objetos ao seu redor. Em sua casa ou escritório, o chi fluirá pela porta e sairá pelas janelas. O objetivo das melhorias do Feng Shui (ou “curas”) é manter o chi fluindo suavemente em todo o ambiente, em vez de passar direto através dele. O chi pode ter um efeito negativo no ambiente quando fica preso ou bloqueado.
Princípio de Poder# 2 – Os Cinco Elementos
Os Cinco Elementos é o nome coletivo usado para descrever as cores, formas e texturas ao seu redor. Os elementos são: fogo, terra, metal, água e madeira. Cada elemento é distinguido por uma forma e cores característica e um conjunto de atributos. As melhorias do Feng Shui para residências e escritórios, equilibram todos esses elementos em seu ambiente interno.
Princípio de Poder # 3 – O Bagua
O Bagua é o gráfico usado para mapear as áreas de uma casa ou escritório e determinar onde situar os objetos e cores que representam os Cinco Elementos. O bagua tradicional é um octógono (a palavra bagua significa “8 lados” em chinês). Abordagens modernas do Feng Shui usam um gráfico em forma de grade para mapear nove áreas de sua vida.
- Prosperidade / Riqueza / Abundância
- Sucesso / Futuro / Reputação
- Amor / Relacionamentos / Casamento
- Criatividade / Crianças / Legado
- Compaixão / Viagem / Amigos
- Auto / Carreira / Trabalho
- Conhecimento / Sabedoria / Espiritualidade
- Família / Saúde / Comunidade
Princípio de Poder # 4 – Yin e Yang
Segundo a teoria yin-yang tudo no universo consiste em duas forças opostas, mas interconectadas: yin, que é feminino, e yang, que é masculino. As qualidades do yin são: femininas, suaves, passivas, nutritivas, escuras.As qualidades yang são masculinas, duras, ativas, agressivas, brilhantes. Este Princípio de Poder refere-se a equilibrar os opostos ao seu redor para alcançar a harmonia, como macio e duro, frio e quente, escuro e claro, floral e geométrica, reto e curvilínea.
Princípio de Poder # 5 – Continuidade e Conectividade
Este princípio diz respeito à crença de que quanto mais o ambiente interior se sentir conectado ao mundo natural do lado de fora, mais equilibrado você se sentirá por dentro. Porque cada ação tem uma reação, somos influenciados por tudo ao nosso redor e, por sua vez, influenciamos tudo. No Feng Shui, acreditamos que “você é o que você vê”. Ou seja, as cores, formas e imagens que você usa para decorar seu entorno influenciará o que você atrai para sua vida.
1 comentário
Quero muito aprender aplicar o feng Shui em minha casa e minha vida.