A maioria das plantas precisam de fertilizante para crescer e florescer, e o nitrogênio é um nutriente essencial. Os fertilizantes comerciais normalmente contêm uma mistura de nitrogênio, fósforo e potássio, sendo o nitrogênio responsável pelo crescimento da folhagem.
Isso torna o nitrogênio especialmente importante para plantas de folhagem e gramados. No entanto, em vez de pagar por fórmulas comerciais caras, você pode criar seu próprio fertilizante de nitrogênio com ingredientes naturais.
Fertilizante Exclusivo de Nitrogênio
Se o nitrogênio é o único nutriente que você precisa em um fertilizante, emulsão de peixe, farinha de sangue, uréia e farinha de sementes devem ser os ingredientes adequado que você deve usar. Você só precisa aplicar um, pois todos são ricos em nitrogênio. A ureia decompõe-se rapidamente no solo, embora seja várias vezes mais forte do que as outras e requer diluição antes da aplicação. Para fazer uma emulsão de peixe veja AQUI o passo a passo completo.Misturas Ricas em Nitrogênio
Se suas plantas preferem um fertilizante completo com uma porcentagem maior de nitrogênio, o esterco é uma opção fácil que fornece os 3 principais nutrientes – nitrogênio, fósforo e potássio – sendo o nitrogênio a maior dose. O esterco também melhora a estrutura do solo e adiciona micronutrientes. Se você não quiser usar esterco, misture 4 partes de farinha de sementes, 1/2 parte de cal, 1/2 parte de farinha de ossos e 1/2 parte de farinha de alga marinha para minerais. A farinha de sementes, como farelo de algodão seco, contribui com muito com o nitrogênio. Composto elaborado com borra de café também é muito rico em nitrogênio.Como aplicar
O melhor momento para aplicar o fertilizante é antes do plantio da primavera, e depois anualmente na primavera antes do período de crescimento. Embora você possa aplicar fertilizante no outono, o nitrogênio às vezes pode gerar novos crescimentos que permanecerão fracos demais para sobreviver ao inverno. Ao aplicar, você deve evitar que o fertilizante toque a base da planta para evitar que a planta apodreça, mas cubra o solo acima de todo o sistema radicular. Isso quer dizer : faça uma grande circunferência. Por exemplo, o sistema de raízes de uma árvore pode se estender 50% além dos ramos externos. Regar após a fertilização ajuda a liberar os nutrientes no solo para que eles atinjam as raízes.