Flor de magnólia: conheça seu real significado e como cultivá-la
A flor de magnólia é bastante comum no Brasil e pode ser encontrada em vários jardins ou, por exemplo, em um vaso autoirrigável. Essas flores apresentam vários tipos de coloração e tamanho, o que varia conforme cada espécie.
Veja também: Produtos de jardinagem.
Com mais de uma centena de tipos, a magnólia, no entanto, tem algumas espécies em extinção e são bem difíceis de serem encontradas.
Veja também: Aprenda mais sobre jardinagem.
As magnólias originárias da Ásia podem ser cultivadas tranquilamente no nosso país, desde que suas necessidades de solo, clima e rega sejam respeitadas.
Sendo assim, preparamos este texto para que você saiba mais sobre essa flor e como cultivá-la corretamente. Boa leitura!
Seu cultivo é feito na primavera, por meio de ramos em contato com substratos específicos para receber a flor. A recomendação é plantar a magnólia em ambientes abertos, em companhia de outras espécies de folhas e arvoretas como as azaleias.
Mesmo no período de frio, quando suas folhas caem, a planta não perde seu brilho, visto que suas flores ficam coloridas e viçosas.
Por sua vez, as podas regulares são de grande importância. Então, deve-se retirar os restos de galhos secos, a fim de formar uma estrutura de acordo com seu desejo.

Qual o significado da flor de magnólia?
Os significados dessa planta são bem variados. Por exemplo, conforme for sua tonalidade, ela terá conceitos diferentes, a branca representa pureza e perfeição, ao passo que a rosa significa juventude e inocência e a roxa sorte e saúde. Outras significações podem ser aplicadas à flor de magnólia conforme cada região. No Japão ela representa amor pela natureza e na China é símbolo de pureza e nobreza. No geral, essa planta tem significados sempre ligados ao amor pela natureza, dignidade, simpatia, doçura e nobreza. Ela, além de representar esperança, por suas características únicas, tem elementos que podem representar o nascimento.Quais são suas características?
A grande variedade de espécies da flor de magnólia confere à planta algumas características únicas. Basicamente, há variação de coloração das folhas e flores, formato e, principalmente, tamanho. Ela apresenta desde espécies com peculiaridades de arbustos, atingindo poucos metros de altura, arvoretas e árvores, com até 30 metros de altura. Em relação às folhas, os tons mudam do verde escuro ao verde claro e são bastante duros e resistentes. Há espécies consideradas caducifólia ou semidecídua, o que quer dizer que perdem suas folhas durante o inverno. No entanto, elas são conhecidas por manterem um aspecto saudável no decorrer dessa fase. Existem determinadas espécies que têm folhas persistentes como a Magnolia Grandiflora. Os troncos apresentam uma cor acinzentada com ramos curvos e tortuosos. As flores geralmente têm um cheiro agradável e sobressalente. Seus formatos vão depender da espécie de flor de magnólia cultivada. Algumas contam com uma forma similar à tulipa, como a Magnolia Liliflora, enquanto outras apresentam flores mais abertas como a grandiflora. Contudo, mesmo com essas diferenças, as flores não possuem pétalas distintas ou sépalas. Na realidade, suas flores têm como estrutura tepal. A cor das flores varia entre o branco, rosado, creme e arroxeadas, alterando-se de acordo com cada espécie. Como semelhança entre os tipos, a floração acontece na primavera e verão, podendo ter algumas flores também no período de inverno.Como cultivar a flor de magnólia?
Assim como outras espécies e gêneros de plantas, a flor de magnólia também prefere se desenvolver em certos ambientes e climas. Além disso, ela gosta de um bom composto orgânico. Diante disso, ao optar por cultivar a planta, é fundamental que você opte por locais em contato com o sol e que seja em uma temperatura mais fria. As regiões como o leste e sudeste do Brasil, ajudam no crescimento regular da planta, graças ao solo e o clima mais ameno. Em localidades mais geladas, como o Sul, as magnólias podem apresentar certa dificuldade de desenvolvimento, uma vez que o frio pode queimá-las.