MARACUJÁ DOCE (passiflora alata)
NOME CIENTÍFICO: Passiflora edulis
NOME COMUM: Maracujá
ORIGEM: Zonas tropicais e subtropicais da América
CATEGORIA: Planta trepadeira
DESCRIÇÃO: O maracujá possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela.
Veja também:Copo térmico com tampa Stanley.
Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes). Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).
Veja também: Aprenda mais sobre suco detox.
Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos). Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias.
CLIMA: Tropical e subtropical
SOLO: Arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados
REGA: manter o solo sempre úmido, cuidando para não encharcar. Na época do plantio, irrigar o solo com 40 litros de água.
A poda do Maracujá
Podar a planta sempre na primavera, desde que a planta não esteja em dormência. Deve ser feita antes de surgirem os botões de flor. Após a poda, pulverize a planta com um fungicida adequado para evitar doenças. Além disso, realizar uma poda de limpeza, retirando os ramos secos e doentes.Como Adubar o pé de Maracujá
Podemos escolher entre fazer uma adubação orgânica quanto a adubação química. Adubação Orgânica A adubação orgânica é uma prática importante, pois exerce efeitos benéficos sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. As quantidades a serem aplicadas nas covas de plantio, principalmente em solos arenosos e de baixa fertilidade, variam de acordo com o tipo de adubo orgânico empregado, ou seja, esterco de curral (20 a 30 litros), esterco de galinha e torta de mamona (5 a 10 litros), podendo-se utilizar também outros compostos disponíveis na região ou propriedade. Se possível, aplicar anualmente a mesma quantidade de adubo orgânico em cobertura. Adubação Mineral As quantidades de macronutrientes recomendadas para o maracujazeiro no Brasil variam, dependendo da região, dos teores encontrados no solo, exceto N, e da produtividade esperada.- As quantidades de N recomendadas para a cultura no Brasil são variáveis, com amplitude de 40 a 200 kg de N/ha.
- As quantidades de fósforo recomendadas para a cultura, que dependem do teor encontrado no solo, variam no Brasil de 0 a 160 kg de P2O5/ha.
- As quantidades de potássio recomendadas no Brasil para o maracujazeiro, que dependem do teor do nutriente no solo, variam de 0 a 420 kg de K2O/ha.
1 comentário
qual o adubo para manga