Embora as superfícies contaminadas não sejam consideradas tão importante na via de transmissão do COVID-19 quanto o contágio de pessoa para pessoa, mas nada além em insiste na necessidade de manter certas precauções. Para tornar a nosso espaço mais seguro, limpe sua casa completamente.
1 – Na ausência de alvejante use óleo essenciais de canela e citronela para desinfetar a casa
Em muitos supermercados, as prateleiras de alvejante estão vazias. Pois crie seu desinfetante natural. Você pode adicioná-los numa simples água com sabão. Para um litro de água colocar:
- algumas gotas do seu sabão líquido,
- três gotas de óleo essencial de canela,
- três gotas de óleo essencial de citronela
- quatro gotas de óleo essencial de cânfora (em farmácias)
Colocar á água num borrifador. Adicionar o sabão e as gotas dos Óleos essenciais. Misturar levemente. Não chacoalhar a garrafa para não dar espumas. O que você quer é um produto líquido para borrifar nas superfícies sem ter que enxaguar. Além de limpar e desinfectar profundamente as superfícies, esta mistura tem um cheiro delicioso.
2 – Bicarbonato, limão, vinagre para desinfetar a casa
Você vai precisar:
- garrafa spray
- bicarbonato de sódio / limão / vinagre
- água
Em uma garrafa spray, adicionar a 1 litro de água : 1/2 xícara de bicarbonato + 1/4 de xícara de vinagre + suco de 2 limões . Você pode usar isso preparado em azulejos e na bancada da cozinha e do banheiro.
3 – Vinagre substituindo amônia.
Se você quiser evitar usar produtos químicos de amônia, bastante agressivo com a pele, use vinagre de limpeza em vez disso. Dá um brilho espetacular. Diluir um bom jato em água quente e despeje a mistura em um recipiente difusor. Para atenuar o cheiro característico do vinagre, basta adicionar suco de limão.
4 – Álcool de alecrim, o desinfetante ideal para casa.
Tal é a demanda por géis desinfetantes e sprays antissépticos, que o álcool de alecrim, excelente tônico circulatório, tornou-se seu substituto perfeito. É ideal quando se trata de desinfetar não só as mãos, mas também maçanetas, controles remotos, teclado de computador, telefone, etc.
5 – Suas máscaras estão sempre preparada.
Segundo especialistas, as máscaras não devem ser desinfetadas com loções de álcool, pois podem danificar as fibras.
Vapor. É aconselhável, se for em modelos de maior poder protetor, o N95 ou FFP2, é desinfetá-los por vapor. Coloque-o na cesta de vapor e mantenha-o sobre a água fervente, sem tocar na água, por 10 minutos.
Água quente. Água quente. Se você usar máscaras de pano, o mais fácil é lavá-las a um mínimo de 60 graus na máquina de lavar.
Alimentos são caminhos de contágio?
O COVID-19 não se desenvolve e cresce em alimentos, mas pode ser um caminho de transmissão do vírus, assim como uma superfície ou um objeto.
Proteção. A desinfecção correta da mão é melhor do que o mau uso da luva. Se estiver usando, não toque na boca, olhos e nariz.
Limpa a embalagem dos produtos. É bom limpá-los com um pano de cozinha umedecido com uma das soluções acima citada. Outra opção, no caso de embalagens de iogurte, bandejas de frutas, etc., é remover o recipiente externo, jogá-lo fora e lavar as mãos.
Ganhe segurança. Protege alimentos crus ou cozidos com película transparente, sacos plásticos ou lancheiras.
Veja o vídeo deste artigo