Não, não vamos falar aqui de nenhum evento raro, como sugere o ditado, e sim de uma praga que ataca centenas de tipos diferentes de culturas agrícolas.
Descrição Da Mosca Branca
Existem mais de 120 gêneros e 1.200 espécies de mosca branca.
A mosca branca, também conhecida com o apelido de piolho-das-plantas ou piolho-farinhento, para começar, não é uma mosca.
Ela é uma hemíptera, enquanto as moscas de verdade são dípteras. Traduzindo: elas tem 4 asas, assim como os pulgões e percevejos, enquanto as moscas tem apenas 2 asas.
Sua coloração, obviamente, é branca, podendo ser também um tom bem claro de amarelo. Ela chega a medir, no máximo, 2 milímetros, com a fêmea sendo maior que o macho. Ela é bem lenta para se mover, sendo de fácil captura.
Ciclo de vida da mosca branca
Então como que um bichinho tão minúsculo consegue causar prejuízos de cerca de R$ 10 bilhões ao ano para a produção agrícola do Brasil? Simples: cada mosca pode colocar até 200 ovos, que demoram de 6 a 15 dias para eclodirem. O ciclo de vida da mosca branca depende basicamente da temperatura, variando de 20 a 30 dias. Por isso períodos secos e quentes favorecem o desenvolvimento e a dispersão da praga, sendo observados maiores picos populacionais na estação seca. Elas passam por quatro estágios 1º fase: ovo2º fase: ninfa
3º fase: pupa
4º fase: adulto
O local preferido da mosca é a parte inferior da folha nova: é onde ela bota seus ovos e onde a ninfa se desenvolve. Se movimenta de noite e nas horas mais frescas do dia a distâncias muito pequenas porque tem dificuldades de locomoção. O vento é muito importante na disseminação da mosca dentro da lavoura e até mesmo para outras lavouras. Como foi dito anteriormente, a mosca branca tem pouca habilidade para dirigir o seu vôo. O vôo a longa distância se dá de maneira passiva numa corrente de ar. A maior distância que ela foi encontrada foi a 7 km de distância do foco. A população da mosca branca aumenta vertiginosamente e o acasalamento começa de 12 horas a 2 dias após transformar em adulto.Danos causados pela Mosca Branca
São hospedeiros preferenciais da mosca-branca: algodão, brócolis, couve-flor, repolho, abobrinha, melão, chuchu, melancia, pepino, berinjela, fumo, pimenta, tomate, pimentão, uva e algumas plantas ornamentais como o bico-de-papagaio. Tem sido detectada também em plantas daninhas como o picão, joá-de-capote, amendoim-bravo e datura. Os ataques da mosca-branca ocasionam muitos prejuízos às plantas cultivadas. Começam no transplante da cultura e prosseguem no decorrer de seu desenvolvimento, ocasionando em curto prazo redução acentuada da produtividade, e em longo prazo compromete de forma irreversível a sustentabilidade de muitos sistemas agrícolas do país. Os danos podem ser diretos, através de anomalias, ou danos à estrutura das plantas, caracterizadas pelo amarelecimento de folhas, ramos e frutos, causado pela injeção de toxinas durante o processo de alimentação do inseto. A mosca branca também prejudica a fotossíntese da planta, além de provocar o amadurecimento heterogêneo das colheitas e a consequente redução da produção. A mosca branca danificar a planta da mesma maneira como os afídeos, por sucção a partir das células. Deixa cair uma espécie de “melado” sobre a superfície das folhas e isso pode causar grandes problemas com fungos (fumagina). No entanto, o que causa mais preocupação é o dano indireto, já que o insetinho é vetor de vários tipos de vírus, infectando a planta quando se alimenta dela. Como combater a Mosca Branca Para acabar com a Mosca branca, existem três saídas: 1) prevenção 2) controle químico 3) controle biológico. Prevenção:- A prevenção começa pelo tratamento das sementes de plantas que podem ser hospedeiras do inseto.
- Restos que sobram das plantas após a colheita devem ser enterrados, para diminuir os locais de procriação da mosca branca.
- Eliminar as erva daninhas do terreno também é um movimento necessário, já que elas podem hospedar o inseto.
- Evite plantar próximo a áreas infestadas.
- Use barreiras vivas ao redor da plantação, podendo ser inclusive de outras culturas, como o milho. Isso impede a disseminação da praga pelo vento.
- Podem ser utilizadas coberturas repelentes: as cores atrapalham a localização das plantas por conta das moscas. Para este fim, podem ser utilizadas lonas pretas, pratas ou amarelas, bem como a palha de arroz.
- O monitoramento da área deve ser constante, para localizar rapidamente qualquer infestação das moscas
- Deve haver uma rotação de inseticida, ou seja, variar o tipo de veneno aplicado na lavoura, por que a mosca branca adquire resistência depois de um certo tempo
- Comece pulverizando as bordas da plantação, partindo daí para o centro dela. ISSO CRIA barreira que impede que as moscas avancem nas plantações vizinha.
- Pulverize sempre em horas frescas do dia, e quando não houver vento.
Também podemos combater essa praga
- Lavar as plantas especialmente debaixo das folhas, pode ajudar a reduzir o número de pragas nas plantas e fazer a sua gestão por outros métodos mais eficazes.
- Aspirar as plantas pode ser outra alternativa para plantas do interior da casa mas tomando o cuidado para não machucar a planta.
- Fita adesiva amarela. A mesma fita adesiva, que funciona para as moscas podem ser utilizadas para a mosca branca. Pendure a partir da planta infectada, se possível, e siga as instruções do rótulo.
- Sabão natural líquido ( de potassa ) que não contenha aditivos e fragrâncias ou sabão inseticida – Misture uma colher de sopa em 3 litros de água e pulverize sobre as plantas. Vai aumentando a dose de sabão conforme necessário. Isso vai diminuir bem a intensidade da praga, mas não vai eliminá-la.
- Usar óleo de Neem que é um oleo extraído da árvore do Neen e é inseticida e fungicida. Pode ser pulverizado sobre as plantas seguindo as indicações do rótulo. Também existe a opção de usar o sabão de Neem que é um sabão inseticida e aplicar de acordo com a dica acima citada.
- Retirar as Folhas mortas ou folhas que foram consumidos principalmente por moscas brancas podem ser removidos e queimados para evitar a re-infestação e propagação da doença .