Fazer mulching, que também é conhecido como cobertura morta, na sua horta ou jardim é um dos melhores recursos disponíveis para os jardineiros e uma ótima maneira de reduzir as ervas daninhas em sua paisagem.
Mas seus benefícios vão muito além do motivo pelo qual a maioria das pessoas o utiliza.
A cobertura morta também retarda a evaporação, mantendo a umidade do solo e principalmente na área da raiz das plantas.
Quando chove, a cobertura também ajuda a diminuir a velocidade das gotas de água até atingir a terra, permitindo que mais chuva caia no solo e escorre pelos caminhos fazendo aquele lamaçal.
Tipos de mulching para o Jardim
Há uma grande variedade de tipos de cobertura disponíveis, que podem ser divididos em dois grandes grupos: orgânico e inorgânicos.- Orgânico – orgânicos ou coberturas naturais, incluem coisas como lascas de madeira, palha, aparas de relva e folhas esmagadas. Veja AQUI as melhores coberturas orgânicas para seu jardim.
- inorgânico – inorgânicos ou coberturas sintéticas, incluem pedras, brita, mantas de plástico ou borracha. Veja AQUI a diferença de cada uma delas.
Benefícios do uso da cobertura morta
Há muitas vantagens em adicionar cobertura morta a uma área de jardim, além de tornar o jardim com um visual e acabamento mais atraente.- Um dos melhores benefícios de qualquer cobertura morta é a sua capacidade de reter a umidade no solo.
- Cobertura morta orgânicos se “quebram” com o tempo e contribuem para nutrição do solo. Isso pode ser muito útil, especialmente se a fertilidade do solo for ruim.
- Mulching reduz os danos no inverno e ajuda no controle de ervas daninhas.
- Outros benefícios da cobertura morta do jardim incluem proteção contra a erosão e proteção contra danos mecânicos causados por herbicidas e cortadores de grama.
- Alguns tipos de cobertura morta como cipreste, cedro ou pinheiro, fazem um excelente trabalho de repelir carrapatos, mosquitos e pulgas.