Nomes para cachorros: 10 dicas para escolher o do seu pet
Você tem um novo amigo canino em casa e está preso no dilema entre nomes para cachorro? Antes de mais nada, fique calmo. Este artigo é ideal para você que não quer vacilar no nome do seu novo melhor amigo.
Veja também: Produtos para seu pet.
Embora sejam vários os fatores a serem considerados na hora da escolha de um nome, você verá que eles são de suma importância para uma melhor comunicação entre vocês.
Por isso, trazemos 10 dicas infalíveis para você nomear o seu pet a critério. No entanto, um aviso: lembre-se que seu novo amiguinho precisa de cuidados especiais. Por isso, tenha em mãos o contato de uma pet shop de luxo como referência.
Quais os nomes para cachorro mais comuns no Brasil?
Você com certeza já ouviu por aí alguns nomes de cachorro, dos mais clichês aos mais excêntricos. Quem nunca conheceu, por exemplo, algum cachorro que levasse o nome de “Totó”?
Ademais, alguns donos mais excêntricos optam pela criatividade de chamar o amigo pela própria espécie: cachorro! Fato este que pode ser visto até em algumas séries de televisão.
No entanto, em um levantamento de nomes mais comuns, para você que quer fugir deles ou optar por um, são estes: Mel, Amora, Flora, Paçoca, Maggie e outros.
No entanto, se o seu novo melhor amigo é macho, os nomes mais comuns são: Thor, Scooby, Chico, Nino, Theo e outros.
O que considerar antes de escolher o nome do seu cão?
Antes de mais nada, lembre-se que o seu novo amigo será chamado para sempre pelo nome que você escolher. Ademais, embora não existam estudos que comprovem que cães reconheçam o próprio nome, é provado que eles reconhecem o tom de voz quando chamados por seus donos.
Lembre-se também de considerar o porte do seu cachorro. Não caia na armadilha de, por exemplo, chamar um cão da raça Pinscher de Thor.
Leve em consideração nomes que tenham a ver com o seu novo amigo e que façam alusão à sua personalidade, ao seu visual ou alguma de suas características específicas.
Dicas para te ajudar na escolha de nomes para cachorro
Para não ficar perdido na hora de pensar em nomes para cachorros, preparamos uma série de dicas para auxiliá-lo neste processo. Por isso, fique atento! Alguns dos critérios abaixo podem ser úteis e deixar seu novo amigo com um nome marcante.
Opte por nomes curtos para seu cachorro
Conforme supracitado, não existem estudos que comprovem que os cachorros reconheçam o próprio nome quando chamados.
No entanto, um nome curto e de fácil pronúncia facilita a assimilação para o cachorro do tom de voz do dono e demais pessoas que possam chamá-lo.
Opte também por um nome que tenha uma fácil pronúncia para que você mesmo não se enrole quando procurar por ele.
Escolha consoantes fortes
Mais uma vez, atenção para o tom em que o seu novo melhor amigo será chamado. Ao usar consoantes fortes no nome do animalzinho (como K, C e T) é mais provável que ele preste atenção quando chamado.
No entanto, cuidado para não chamar o nome do animalzinho somente quando for repreendê-lo. Isso porque ele pode associar o tom de voz repreensivo ao próprio nome e se sentir acuado.
Nomes que terminam com vogais são mais sonoros
Para facilitar ainda mais o reconhecimento do próprio nome, o uso de vogais (A, E, I, O, U) pode ser uma boa pedida para o seu novo cachorro assimilar e atender quando for chamado.
Insistimos para que o nome do seu novo amigo tenha esses atributos até mesmo para ajudar no processo de treino para que ele atenda sempre que for chamado.
Uma boa dica para treinar o seu cachorro neste sentido é o uso de reforço positivo: chame-o pelo nome e, sempre que ele atender, dê um petisco para compensar o bom comportamento do seu amigo.
Evite colocar nome de pessoas ou outros cães próximos
Para não confundir o seu cachorro quando for chamá-lo, é importante evitar nome de pessoas ou outros cães que tenham o mesmo nome por perto.
Isso porque ele pode acabar não associando o próprio nome a ele quando for chamado, por isso tenha sempre esse cuidado.
Seja criativo!
Seu novo pet merece um nome marcante e, por consequência, criativo. Não fique com preguiça de gastar um tempo pensando qual será o melhor nome para o seu amigo.
Os donos de cachorros de mais tempo, que passaram por este processo de escolha e optaram por um nome diferente, sabem o quanto é gostoso explicar a origem do nome do seu animal de estimação.
Acredite, você também vai sentir o mesmo quando for a hora de explicar o nome do seu.
Considere a personalidade do cachorro
A personalidade do seu cachorro pode ser uma boa dica para ter uma epifania sobre o seu nome. Por exemplo: se o seu cachorro é mais sisudo, pode ser que nomes mais fortes do que paçoca, mel e outros combinem mais com ele.
Pense em como ficará o nome no diminutivo
Você, à medida que o tempo passar, vai acabar chamando seu pet pelo diminutivo, acredite. Por isso, pensar em um nome “flexível” neste sentido pode ser importante na hora de colocar apelidos no seu amiguinho.
Utilize uma palavra que te traga boas lembranças
Se você optar por nomes mais tradicionais e que não sejam nomes como Paçoca, por exemplo, lembre-se de fazer uma associação entre você e o quanto você gosta daquilo.
Chamar o seu pet por um nome, objeto ou outra coisa que você não goste pode acabar interferindo na maneira como você o chama. Lembra do tom de chamada que já falamos aqui?
Analise as opções de nomes humanos
Se você optar por dar um nome humano ao seu cachorro, aqui vai a dica: use diminutivos deste mesmo nome. Por exemplo: Chico no lugar de Francisco, Max no lugar Maximiano, Niko no lugar Nikolas.
Estas sugestões também servem para que o nome do seu novo amigo seja curto e ele consiga associar o seu próprio nome, além de não confundir quando alguém homônimo próximo seja chamado.
Mude o nome se encontrar outra opção após nomeá-lo
Atenção, pois isso deve ser feito rapidamente e com auxílio de reforços positivos para que ele consiga entender quando é chamado. Quando filhote, este processo é mais fácil de ser executado.
Lembre-se, depois de adulto não é recomendável trocar o nome do seu amigo de estimação.
Conclusão
O mais importante é lembrar-se sempre que seu pet será chamado pelo nome que você dará pelo resto da vida. Por isso, gaste um tempinho pensando em como você irá chamá-lo para que boas associações sejam feitas com o passar do tempo.
E, por fim, parabéns! Você tem agora um companheiro que o acompanhará por bons anos. Por isso, cuide bem do seu amigo, que com certeza já se apaixonou por você.