Leite de aveia = água de aveia = bebida de aveia
Quais são os benefícios e efeitos colaterais do leite de aveia? Muitas pessoas estão desistindo do leite de vaca por razões de saúde ou ética ( filosofia de vida).
O leite de aveia é uma alternativa boa e saudável para os veganos. E aqueles que tem intolerancia á lactose e não conseguem tolerar o leite de vaca não terão problemas com bebidas de aveia e outras bebidas à base de cereais.
Mas quão saudável é realmente uma bebida de aveia? Vamos verificar os benefícios do leite de aveia
Benefícios do leite de aveia
Vegano, sem lactose, mais nutritivo que o leite de soja e arroz. À primeira vista, o leite de aveia parece ser o melhor substituto do leite. Agora vamos nos aprofundar nos benefícios do leite de aveia.
A aveia é um dos cereais mais saudáveis de todos os tempos. Uma de suas excelentes propriedades é que 40 g de flocos de aveia contêm até 4 g de fibra. Consistem em um equilíbrio de fibras solúveis e insolúveis, cada uma com excelentes benefícios para a saúde. Isso também se aplica ao delicioso leite de aveia.
Numerosos estudos mostraram que uma dieta rica em fibras pode prevenir varios tipos de doenças. Pessoas que comem muita fibra, portanto, sofrem menos de doenças cardiovasculares, diabetes, doenças auto-imunes, doença de Alzheimer e depressão.
veja como fazer o leite de aveia:
O leite de aveia reduz os níveis de colesterol.
As fibras alimentares solúveis na água do leite de aveia estão presentes na forma de beta-glucana, uma cura milagrosa da natureza!
O beta-glucano absorve a bílis no intestino, que contém muito colesterol. O colesterol é excretado nas fezes e, portanto, retirado da circulação sanguínea.
O resultado: menos gorduras no sangue e um nível mais baixo de colesterol. O farelo de aveia contém muito beta-glucano porque é produzido a partir das bordas da aveia.
40 g de farelo de aveia fornecem 3 g de beta-glucana. No entanto, você também se beneficiará do seu efeito positivo se consumir leite de aveia ( ou água de aveia ou bebida de aveia).
Para diminuir os níveis de colesterol a longo prazo, também é aconselhável evitar alimentos de origem animal, como carne, ovos, peixe e laticínios. A razão para isso é que o colesterol é encontrado apenas em alimentos de origem animal.
Uma dieta saudável à base de vegetal fornece todos os nutrientes que você precisa, previne doenças crônicas e até leva a melhorias e cura a longo prazo.
O leite de aveia é bom para digestão.
As fibras alimentares insolúveis da água de aveia também têm um alto valor à saúde: elas incham no intestino e aumentam o volume. A água de aveia, portanto, suporta um movimento intestinal regular. por outro lado, o leite de vaca – como todos os produtos de origem animal – não contém fibras alimentares e obstrui os intestinos.
As fibras alimentares também servem como um prebiótico para bactérias intestinais benignas, que ajudam a quebrar os alimentos. Ou seja, com o consumo da água de aveia, esses pequenos super-homens no intestino prosperam e a flora saudável pode se desenvolver.
O leite de vaca, por outro lado, acidifica demais o intestino e causa a morte de bactérias intestinais amigáveis. Isso faz com que bactérias nocivas e Candida fúngicas se estabeleçam. Síndrome do intestino irritável, coceira e erupções cutâneas são o resultado. Se você substituir o leite de vaca por leite de aveia, tomará uma decisão simples, mas brilhante, que poupará muitos problemas.
O leite de aveia é livre de lactose
O leite de aveia é puramente vegetal e, portanto, naturalmente livre de lactose. É ideal para todas as pessoas com intolerância à lactose. Isso representa cerca de 75% da população mundial. A intolerância à lactose não é uma doença. Os adultos simplesmente não são obrigados a continuar bebendo leite materno e certamente não de nenhuma outra espécie. Nenhum outro mamífero, exceto os humanos, bebe leite na idade adulta.
Os sintomas da intolerância à lactose podem ser drásticos: de flatulência, cólicas abdominais e náusea a fadiga crônica, depressão, dores de cabeça, inquietação, taquicardia e tontura. O assunto deve, portanto, ser levado muito a sério. Se você suspeitar de intolerância à lactose, deve manter uma dieta alimentar, fazer um exame médico ou simplesmente remover o leite de vaca da sua dieta.
O leite de aveia não tem gordura animal.
O leite de aveia é totalmente livre de gorduras animais, que contêm colesterol alto e ácidos graxos saturados. Estes formam depósitos nos vasos sanguíneos, levam à inflamação e acabam diretamente nos depósitos de gordura. O resultado: ataque cardíaco, derrame, Alzheimer, diabetes e obesidade.
Ao contrário do leite de vaca, o leite de aveia é adequado para uma dieta vegetal com pouca gordura. Essa forma de nutrição ajuda a quebrar os depósitos e bloqueios antigos e a impedir a formação de novos. Isso não apenas previne, mas também cura várias doenças.
Mesmo na versão desnatada, o leite de vaca ainda contém muitas gorduras prejudiciais à saúde. Além disso, a proporção de proteína animal no leite desnatado é particularmente alta. Acidifica demais o corpo, danifica os intestinos, leva ao crescimento do câncer e doenças autoimunes. Enterobactérias, fezes, antibióticos e hormônios também são encontrados no leite de vaca.
O leite de aveia previne a deficiência de ferro.
Especialmente mulheres e vegetarianos sofrem de deficiência de ferro, mas – ao contrário da crença popular – não porque comem muito pouca carne, mas porque consomem muito leite de vaca. As vastas quantidades de cálcio contidas no leite de vaca sobrecarregam nosso organismo e inibem a absorção de ferro.
Pense bem: o leite de vaca está disponível para um bezerro pequeno multiplicar seu peso em semanas e se transformar em um gado adulto. Isso é totalmente desnecessário e até prejudicial para adultos e Humanos.
A deficiência de ferro é a causa de anemia, fraqueza, fadiga, pele rachada e inflamação. Uma porção de leite de aveia contém 10% de sua necessidade total de ferro e também contém cálcio em uma quantidade equilibrada que é muito mais saudável para nós, seres humanos. Isso reabastece suas reservas de ferro e cura seu corpo por dentro.
O leite de aveia fortalece os ossos.
O leite de aveia de alta qualidade comércial é frequentemente misturado com cálcio e vitamina D. O cálcio é uma substância essencial para um excelente desenvolvimento de ossos fortes e firmes. A vitamina D atua como uma espécie de transportador de cálcio e garante que ele possa se acumular lá. Dessa maneira, os danos existentes são compensados e seus ossos ficam saudáveis e resistentes.
É sabido que o leite de vaca também contém muito cálcio. Ao mesmo tempo, no entanto, a proteína animal acidifica demais o corpo. O cálcio dos ossos é usado para neutralizar o ácido. Osteoporose e ossos frágeis e debil são os resultados. Se você deseja ossos saudáveis, substitua o leite de vaca por alternativas à base de plantas, como o leite de aveia.
O leite de aveia equilibra o equilíbrio ácido-base.
Mas o leite de aveia pode fazer ainda mais: como todas as alternativas à base de plantas ao leite de vaca, é particularmente baixo em ácido e ajuda a manter seu equilíbrio ácido-base em equilíbrio.
Isso é extremamente importante para todo o organismo.
A acidez excessiva leva a ossos quebradiços, pele rachada, pelos finos, o fungos candida e má digestão. Você pode simplesmente evitar tudo isso incorporando gradualmente alimentos vegetais como leite de aveia em sua dieta e eliminando produtos de origem animal.
O leite de aveia evita cálculos biliares.
Os cálculos biliares são depósitos cristalinos na bílis que se formam quando os componentes da bílis ficam desequilibrados e se agrupam. Isso pode levar a cólicas, náuseas e vômitos. O leite de aveia contém beta-glucana, que remove gordura e colesterol desnecessários do corpo e evita a formação de cálculos biliares. A bile pode desempenhar sua função essencial para a digestão, e operações desnecessárias são evitadas
O leite de aveia fortalece seu sistema imunológico.
A composição saudável de nutrientes do leite de aveia é ideal para um sistema imunológico saudável. O beta-glucano suporta células imunológicas especializadas que aliviam a inflamação. Além disso, as vitaminas A e D ajudam na defesa contra doenças.
O leite de vaca, por outro lado, estimula seu sistema imunológico com proteína animal, que é muito semelhante à proteína humana. Seu organismo forma anticorpos de acordo com o princípio de bloqueio de chave, que então ataca suas próprias células. É assim que as doenças auto-imunes se desenvolvem. Para um sistema imunológico saudável, é essencial substituir o leite animal por alternativas à base de plantas, como o leite de aveia.
O leite de aveia ajuda a perder peso.
O leite de aveia não só contém muitas vitaminas, minerais e macronutrientes saudáveis, mas também é livre de qualquer coisa que engorda. Por outro lado, os ácidos graxos saturados dos alimentos de origem animal são imediatamente depositados nos quadris, nádegas e estômago. Se você deseja evitar esses excessos pouco atraentes, deve mudar gradualmente para uma dieta baseada em vegetais. O leite de aveia, em vez do leite de vaca, com muesli ou café é um primeiro passo bonito e simples
Efeitos colaterais do leite de aveia
Embora o leite de aveia possa ter muitos benefícios à saúde, alguns efeitos colaterais também precisam ser considerados.
As bebidas comerciais de aveia geralmente estão cheias de aditivos, conservantes e açúcar. Embora os produtos lácteos de aveia geralmente contenham vitaminas e minerais adicionais que possam realmente ser benéficos, eles também contêm espessantes e emulsificantes que afetam a saúde digestiva e podem afetar adversamente a flora intestinal.
Embora a aveia seja naturalmente isenta de glúten, elas geralmente são processadas em máquinas que também processam outros cereais que contêm glúten, como trigo ou cevada, resultando em contaminação cruzada.
Se você tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, deve escolher aveia sem glúten ou leite de aveia certificado para evitar a contaminação cruzada.
Este leite vegetal tem benefícios para a saúde, bem como alguns efeitos secundários adversos. Por um lado, algumas variedades comerciais podem ser ricas em açúcar – especialmente quando são adoçadas ou com sabor. É sempre melhor optar por opções sem açúcar.
Além disso, a maior parte dos leite de aveia não tem certificado – sem glúten – embora haja exceções. Os produtos contaminados com glúten podem causar problemas digestivos em pessoas com doença celíaca ou pessoas que tem sensibilidade ao glutem mas que não são celiacas.
Se você estiver com problemas para digerir o glúten, pegue os rotulados com certificados sem glúten ou faça você mesmo usando 100% de aveia sem glúten.
O leite de aveia geralmente é inofensivo para bebês e crianças, mas como não possui os nutrientes necessários para o crescimento ideal, não deve ser usado como substituto do leite materno ou do leite de vaca.
Outra desvantagem desse leite de aveia é que geralmente é mais caro que o leite de vaca.
Veja como fazer o leite de aveia