NOME CIENTÍFICO: Eugenia uniflora
NOME COMUM: Pitanga
ORIGEM: Mata Atlântica, Brasil.
CATEGORIA: árvore de porte pequeno a médio
DESCRIÇÃO: A pitangueira é uma árvore nativa da mata atlântica brasileira, onde é encontrada desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul em regiões de clima subtropical. Apesar de ser tipicamente brasileira, esta espécie atualmente pode ser encontrada na ilha da Madeira (Portugal), na América do sul (Argentina,Bolívia, Guianas, Paraguai, Uruguai e Venezuela), América Central (incluindo Caribe), América do Norte (exceto Canada) e Africa (Gabão, Angola e Madagascar).
Veja também: Kit Jardinagem.
É uma árvore de porte pequeno a médio, com 2 m a 4 m de altura, mas pode alcançar, quando adulta, alturas acima de 6 m se está em ótimas condições de clima e de solo.
Veja também: Aprenda mais sobre jardinagem.
A pitangueira tem ciclo de vida perene (as folhas não caem no outono)
As folhas da árvore da pitanga são pequenas e verde-escuras, quando amassadas, exalam um forte aroma característico.
As flores são brancas e pequenas, muito apreciadas por abelhas na fabricação do mel
A pitanga, que é o fruto da pitangueira, tem a forma globosa e carnosa, e de acordo com o grau de maturação as cores variam desde verde, amarelo e alaranjado até a cor vermelho intenso.
CURIOSIDADES:
⇒ As pitangueiras com frutos são um ótimo atrativo para pássaros e animais silvestres em geral.
⇒ A tradição popular atribui algumas qualidades terapêuticas às infusões feitas com as folhas verdes da pitangueira (chá de pitanga ou chá de pitangueira)
⇒ Possui várias propriedades farmacológicas. Seu óleo essencial é anti-hipertensivo, antidiabético, antitumoral, analgésico, antiviral, antifúngica e apresenta propriedades anti-inflamatórias significativas.
CLIMA:
Climas subtropicais e tropicais, quentes e úmidos. Tem certa resistência à seca e a ventos fortes, mas não tolera geada.SOLO:
Qualquer tipo de solo.REGA:
Nos meses de verão, regue generosamente. Repita a operação quando o solo estiver ligeiramente seco. Durante o inverno, regue a planta a cada quatro semanas.PODA:
Regularmente corte os galhos e os brotos indesejados que interferem na forma da planta, com o objetivo de manter um estilo definido. A melhor época é o início da primavera.ADUBAÇÃO:
A adubação é feita em coberturas e anualmente, sob a copa, aplicando junto com 10 kg de esterco no inicio e fim da estação chuvosa. Formula NPK 10:10:10. 125 gr no primeiro ano / 500 gr no segundo ano / 750 gr no terceiro ano / 1000 grs. no quarto ano / e do 5º ano em diante 1200 gr.REPRODUÇÃO:
A propagação pode ser por semente ou enxertia. O seu plantio é feito simplesmente pela colocação de um caroço de pitanga na terra ou pelo transplante de uma muda até o local adequado.PRAGAS E DOENÇAS:
1 – A mosca da fruta
A fêmea da mosca deposita seus ovos no fruto verde. A larva alimenta-se da polpa tornando o fruto imprestável para o consumo. O controle pode ser enterrar a mais de 20 cm de profundidade os frutos caídos ao chão ou queima-los; preparar e aplicar a calda inseticida e pulverizar nos frutos verdes com intervalo de 21 dias. Também pode ser feito com iscas tóxicas usando-se como isca o melaço ou suco da própria fruta.2 – Broca do caule e ramas
Essa praga pode fazer danos irreparáveis às plantas. O adulto é uma mariposa de coloração branca e de aproximadamente 40 mm de comprimento. As lagartas são de cor violeta-amarelada e medem ao redor de 30 mm. A presença da praga é facilmente reconhecida pela presença de pequenos orifícios junto a casca destruída e formação de teias e excrementos em seu redor. As lagartas brocam os ramos e o tronco, abrindo galerias que são posteriormente fechadas com uma teia e excrementos de cor marrom e destruindo a casca em volta da abertura da galeria. Pode-se observar o secamento progressivo do galho, e quando ocorre no caule, a planta fica comprometida e só a identificação em tempo hábil da presença do inseto pode evitar a sua morte. Para o controle dessa praga recomendam-se:a) eliminação dos ramos secos e imediata destruição com fogo, visando eliminar as fases de ovo, larva e pupa do inseto;
b) pulverização do caule e dos ramos atacados com defensivos.
32 Comentários
Boa noite, minha pitangueira não cresce, ela é só um brotinho muito ramificado, o que devo fazer?
Minha pitangueira está em vaso. Floresceu, as flores cairam e eu achei que tinham abortado. Recentemente se encheu de pitangas, mas os frutos não estão se desenvolvendo bem, ficando pequenos e murchos. Alguém poderia me ajudar com um diagnóstico?
Bom dia tenho uma pitangueira quando os frutos estão amadurecendo ou até mesmo verdes aparecem uma praga tipo ferrugem cor amarela e acaba estragando com tds os frutos alguém sabe me dizer o que fazer pra acabar com esse tipo de praga .
Desde de ja agradeço pela oportunidade.
Tenho um pé de pitanga e as folhas estão todo furada e fungos ou frio.( geada)
Minha pitangueira está caindo muitas folhas,o que devo fazer?
A minha pitangueira está com folhas brancas debaixo delas parece um fUngo o que devo fazer
Tenho uma arvoree de pitanga velha e muito alta no quintal de casa…o seu tronco está descascando? O que está acontecendo?
A minha grande com 6 anos … 3 mt de altura … apanha geada no perto de aveiro,portugal…como pitangas praticamente todo o ano…esta debaixo de uma nogueira. Junto das videiras… e abacateiro ..
adoptou-se ao clima
que boa noticia Jose. Adorei saber!!
Olá, tenho 1 pitangueira com aproximadamente 4 metros de altura, gostaria de podar para ela ficar com uma altura baixa para facilitar a colheita dos frutos pelas crianças, aprox. 2 metros seria o ideal…. vc pode me orientar como faço?
Que legal, a minha está na calçada e dá pouco fruto, já tem 6 anos
“Quase todo o ano” ???? Nem no Brasil produzem quase todo o ano, só produzem na primavera e verão
Daniel, eu tenho 5 pés de pitanga, e de todos os tamanhos. TODOS me dá fruta “quase” ano inteiro. É só ter sol e molhar bem que a planta agradece.
As folhas da minha pitangueira estão com várias bolinhas vermelhas…O que são elas?
AS FOLHAS ESTÃO CHEIAS DE VERRUGAS E QUANDO SE ABRE AS VERRUGAS SAI UMA LARVINHA BRANCA
minha pitangueira está com galha. Existe alguma forma de combatê-las? Tenho uma no chão, que já deu alguns frutos, e outra menor, num vaso. Ambas estão com as folhas cheias de verrugas. Pisei a grande e começou a brotar linda, mas já está cheia de verrugas…
Tinha um pé de pitanga bem velho no quintal e muito alto. Pedi p podar em março e não brotou até hoje. Foi podado com Serra . Sera que matei a pitangueira???
Transplantei uma arvore de pitanga faz alguns meses, mas ela esta com as folhas parecendo morta. O q faço para recuperar ela.
A minha pitangueira está a ficar com as folhas vernelhas e a cair mas com muitas flores a nascer? Será excesso de água, falta de sol? -Alguma doença?
Apareceu um pitangueira na calçada da minha casa…como faço para fazer uma poda que mantenha a altura atual não gostaria que ela crescesse
Tenho uma pitangueira adulta, variedade de frutos graúdos, que, nos últimos anos apresentou uma doença, cada vez mais intensa, que deixa suas folhas enroladas. Poderiam me informar o que é e como posso tratá-la?
Pode ser por causa do clima frio ou geadas..ou mesmo a falta de água regularmente…
Obrigada pelas informações
podei minha pitangueira em setembro, vieram alguns frutos. Ela está com mais ou menos 03 anos plantado na terra. Posso poda-la agora ou devo esperar
Bom dia! Tenho um pé a há uns 3 anos, mas só que no vaso. Nessa primavera fiz a poda (com receio), e hoje ao regá-lo observei três frutos. Estou tão feliz! Eu amo pitanga e não via a hora de colher os frutos. Muito boas as orientações passadas aqui. Obrigada <3
As minha pitangas estão um pouco maduras , mas estão um pouco murcha e elas são levemente amargas, será que é porque adubei?
TEM CERTEZA QUE PLANTOU PITANGA
boa noite,
Obrigado pelo texto. aqui em casa gostamos muito de pitangas. Na antiga casa tinhamos dois pés que carregavam bem. Das pequininhas e bem doces. agora tenho uma no litoral que ja esta na fase adulta porém nao da frutos. Tem como pegar um galho de uma pitangueira que produz bem e enxertar nessa minha que nao produz?
agradecido.
Rodrigo
Ola, Plantei minha pitangueira a partir de uma semente, em 2014. Ela cresceu e ficou bonita, mas ainda não deu frutos. Acontece que faz uns dois meses que eu a mudei para um vaso maior: as folhas ficaram vermelhas e muitas caíram – será que eu a matei? Obrigada por me ajudar
Boa tarde, a minha pitangueira está dando flores mas eles secam e depois caem e não dá frutos o que devo fazer ?
Existem vários motivos que levam que os flores abortem, mas o mais comum é a falta de água.
obrigado, este artigo foi muito útil para mim
obrigado