Capim limão é uma erva que é nativa do Sri Lanka e sul da Índia, mas agora cresce em muitos países ao redor do mundo. Os talos da planta são um ingrediente comum na culinária asiática, mas também é possível usar o capim-limão para fazer chá.
A planta tem folhas longas que são semelhantes às das ervas-álgas marinhas. Embora existam 55 espécies de capim-limão, apenas as variedades das Índias Orientais e das Índias Ocidentais são adequadas para uso na culinária.
Vários pesquisadores estão interessados nos benefícios de saúde e medicinais de beber chá de capim-limão. Neste artigo, vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios de saúde que este chá pode oferecer e considerar as evidências que sustentam as alegações.
Esta erva faz parte da família da menta e do boldo. Possui muitos fitoquímicos, como polifenóis, terpenos, taninos, flavonóides e substâncias que contribuem para a poderosa ação antioxidante do capim-limão.
Devido à sua ação antioxidante, pode reduzir os radicais livres e prevenir o envelhecimento celular, degeneração macular, proteger o coração e prevenir doenças cerebrais e até o câncer.
Devido às suas propriedades, auxilia no trânsito intestinal e possui efeitos relaxantes que garantem uma sensação de tranquilidade e bem-estar.
Benefícios da erva que você deve ter em casa!
- Limpa resíduos tóxicos nocivos
- Diminui as cãibras devido à sua ação calmante, relaxa as cólicas menstruais, porque induz o relaxamento.
- Tem um efeito calmante para aqueles que sofrem de ansiedade ou vivem estressados, capim-limão pode ser um grande alívio. Isso ocorre porque a planta tem óleos essenciais que têm um efeito calmante e sedativo.
- Além disso, seu óleo pode ser usado em técnicas de massagem para relaxar ainda mais.
- Regula o intestino por que possui fibras e pode ser usado para aliviar cólicas intestinais.
- Além disso, é uma boa opção para as mães que estão nas primeiras semanas de gestação. Seu uso aliviará a tensão e o enjoo matinal
- Alivia a dor de estômago por que ajuda a reduzir problemas no sistema digestivo, protegendo o fígado e ajudando nos sintomas de refluxo. Esses sintomas costumam ser causados pelo estresse, gerando problemas gástricos. Por isso, é um grande aliado para aqueles que têm problemas constantes com indigestão e ansiedade.
Então, agora, que tal você aprender a fazer chá de capim-limão para aproveitar esses benefícios?
Você vai precisar
- 3 colheres de sopa de folhas de capim-limão;
- 1 xícara de água.
Assim que faz
Receita de chá de capim-limão
Para fazer chá de capim-limão, é aconselhável usar apenas suas folhas, tanto secas como frescas, porque é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.
Adicione as folhas de capim-limão à água fervente e deixe-a repousar por pelo menos 5 minutos, devidamente coberta. Em seguida, coe e beba.
Adicionar cubos de gelo se gostar de um chá frio de capim-limão.
O chá deve ter um sabor fresco e cítrico. Uma pessoa deve começar com uma xícara de chá de erva-cidreira por dia e, em seguida, adicionar mais à sua dieta nos próximos dias, se desejar. 3 a 4 xícaras por dia é uma boa medida. Quando consumido em grandes quantidades, pode levar a um ritmo cardíaco mais lento e a uma pressão arterial baixa.
Agora que você conhece todas as propriedades do chá, que tal experimentar isso e aproveitar todas as propriedades originais da erva?
Além do chá, o capim-limão é amplamente utilizado em óleos essenciais ou adicionado a saladas devido às suas propriedades medicinais.
Interessante, não é ?