A lista dos alimentos mais comuns que causam alergias é reduzida a menos de dez, apesar de haver mais de 170 alimentos relevantes que podem causar alergias.
Estima-se que esta condição afete entre 6% e 8% das crianças menores de 3 anos de idade e até cerca de 3% dos adultos.
Ao contrário da intolerância alimentar, na qual alguns alimentos podem nos causar desconforto, a alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico a certos tipos de alimentos que ocorre logo após tê-los comido.
Quando o sistema imunológico do corpo fica sensibilizado e reage exageradamente a um determinado componente da comida, aparecem as alergias alimentares. Este ataque é mediado pelo anticorpo IgE. É essa resposta imunológica hiperativa que causa os sintomas de alergia: erupções cutâneas, inflamação, sufocamento, urticária, queimação, etc.
Isso pode ocorrer mesmo quando se ingere uma pequena quantidade e, embora sejam mais comuns em bebês e crianças, podem aparecer em qualquer idade, mesmo alguém pode desenvolvê-los a partir de alimentos que foram ingeridos por anos sem problemas.
Esta rejeição é devida porque o sistema imunológico reconhece algumas das proteínas como nocivas e, portanto, coloca em ação uma série de medidas (incluindo a liberação de substâncias químicas como a histamina, que causa inflamação) para nos proteger.
Em princípio, qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas existem oito em particular que são os alérgenos mais comuns, que são responsáveis por 90% dos casos de alergia alimentar.
Ovos
Muitas vezes acontece que os ovos causam alergia mais freqüentemente em crianças e a reação geralmente desaparece quando eles atingem a adolescência.
A alergia surge quando o ovo é introduzido pela primeira vez na dieta, e é uma reação à proteína que está principalmente na clara (albumina), mas também na gema.
Pode acontecer que alguns alimentos que contêm ovos, quando aquecidos, percam a forma das proteínas que causam as alergias.
Os sintomas que causa são geralmente leves e incluem urticária, congestão nasal, vômitos ou outros problemas digestivos.
Quanto mais cozido ou processado o ovo, menos chance ele terá de gerar uma reação alérgica.
Leite
São alérgenos comuns devido às proteínas do leite, como lactoglobulina, lactalbumina, caseína e soro de leite. Para aqueles que são sensíveis, os produtos lácteos podem causar problemas gastrointestinais e reações na pele.
Esta também é uma alergia alimentar mais comum em crianças do que em adultos e, embora o leite que geralmente causa alergia seja o de vaca, também pode ser causado pelo leite de outros mamíferos como cabra, ovelha, etc.
Se decidirmos eliminar os laticínios por sermos alérgicos, teremos de excluir leite, queijo, manteiga, iogurte e sorvete.
Uma alergia ao leite é diferente de uma intolerância às proteínas do leite ou à lactose. No caso da intolerância, o sistema imunológico não intervém e, portanto, seu tratamento é diferente.
Os sintomas incluem erupção cutânea, coceira ao redor da boca, inchaço do sistema oral, dificuldade para respirar e vômitos, entre outros.
Amendoim
Os amendoins costumam ser classificados como frutos secos, mas pertencem ao grupo das legumes, como é o caso das lentilhas. É uma das causas mais comuns de ataques de alergia graves.
Mesmo uma pequena quantidade ingerida, assim como o contato indireto, pode causar anafilaxia.
Os sintomas mais comuns são rinite, reações na pele, formigamento na boca e na garganta, falta de ar e problemas digestivos.
Há casos de crianças que sofrem de pequenas alergias ao amendoim. Alguns podem superar essa condição, mas pode ocorrer novamente no futuro.
Frutos secos
A alergia as frutos secos (nozes, castanhas de caju, pistache, avelãs, sementes de girassol, etc.) é um tipo de alergia comum em crianças e adultos e é uma reação às proteínas que essas frutas contêm. E, para complicar ainda mais, devemos ter em mente que qualquer alimento ou prato preparado que contenha alguma dessas nozes também representa um perigo.
Esse tipo de alergia, uma vez que se manifesta, raramente desaparece com o passar dos anos. Os sintomas são semelhantes aos causados como nos outros alimentos, e podem variar de leves a graves.
Trigo
É importante não confundir alergia ao trigo com doença celíaca, pois eles podem ter sintomas digestivos semelhantes. Pessoas alérgicas ao trigo devem evitar fontes como pão, massa ou cereais.
A alergia também pode causar urticária, vômito, erupções cutâneas, inchaço e, em casos mais graves, anafilaxia.
Frutos do mar
Esta reação alérgica se deve às proteínas encontradas em amêijoas, caranguejos, lagostas, ostras, vieiras, etc. Algumas pessoas podem ser alérgicas a todos ou apenas a alguns crustáceos.
O que desencadeia esse tipo de alergia é uma proteína chamada tropomiosina, mas existem outras, como a arginina quinase.
Uma alergia a frutos do mar é freqüentemente confundida com uma reação adversa a um contaminante, como bactérias, vírus ou parasitas. Isso ocorre porque os sintomas são semelhantes: vômitos, diarreia e dor de estômago.
Este tipo é mais comum na estação quente quando há algas no mar, pois cozinhar os moluscos não destrói o veneno que absorveram das algas.
É uma alergia que geralmente dura a vida toda.
Peixe
O peixe é a terceira causa de alergia mais comum em crianças, depois do leite e dos ovos. A alergia a esse alimento é comum e geralmente afeta cerca de 2% dos adultos.
Pode desaparecer com o passar dos anos, mas na maioria das vezes persiste. Na idade adulta, geralmente ocorre na forma de vômito, diarréia (em casos mais leves) ou uma reação mais grave, eles podem levar a episódios de anafilaxia e causar a morte.
Não necessariamente uma pessoa alérgica a crustáceos também é alérgica a peixes, porque eles não contêm as mesmas proteínas.
Soja
Essa alergia geralmente aparece nos primeiros anos de vida e, embora a grande maioria das crianças a supere, muitas continuam a ser alérgicas na idade adulta.
Urticária, coceira ao redor da boca, pele vermelha, dor abdominal e inchaço são alguns dos sintomas mais comuns. Mas às vezes também pode causar uma reação alérgica grave.
Quem é alérgico à soja deve ter muito cuidado ao ingerir alimentos processados, pois muitos podem conter soja.