Se o motor do seu carro está superaquecendo em viagens longas, viagem pequena ou mesmo justo depois de partir você deveria checar uma destas possíveis causas.
As causas mais habituais deste superaquecimento é a falta de circulação da água pelo circuito ou a falta de refrigeração do radiador, mas existem vários outros motivos que podem gerar esse problema.
Possíveis causas do superaquecimento do motor
1 – Nível do líquido refrigerante ( água do radiador) deve estar muito baixo.
Solução: complete com líquido refrigerante até o nível adequado.
2- Tampa do reservatório pode estar vencida e já não cumpre a função de vedação apropriada.
Solução: primeiro, numa oficina mecânica, deve fazer um teste para saber se a tampa esta boa ou ruim. Se diagnosticado que a tampa já não cumpre com a sua função, substituir a tampa por uma nova.
3- As correias do motor podem estar arrebentadas ou bambas.
Solução: substituir ou apertar as correias.
4- A grade de ventilação frontal pode estar obstruída.
Essa grade, por estar na parte frontal do carro, vai acumulando sujeiras trazidas pelo vento. Essa sujeira vai formando uma película que impede a circulação do ar apropriadamente.
Solução: É aconselhável, de vez em quando, limpar com um jato de agua para facilitar que o ar circule e resfrie o sistema.
5- A ventoinha de refrigeração elétrica pode estar com defeito e não cumprindo sua função de refrigerar quando o carro alcança uma temperatura elevada.
Solução: consertar ou substituir a ventoinha. Substituir o sensor da ventoinha.
6- Mangueira do radiador está com vazamento. Essas mangueiras tem um prazo de validade de uns 4 anos e podem apresentar pequenos furos que são, as vezes, imperceptíveis.
Solução: checar ou trocar as mangueiras do radiador.
7 – O ponto de ignição está mal configurado.
Solução: ajustar o ponto de ignição.
8 – Sistema de exaustão com problema.
Solução: checar o conversor de vácuo, as tubulações para detectar algum defeito.
9- Impulsor da bomba de água está solto ou desgastada impedindo que a água circule.
Solução: trocar o impulsor ou a bomba de água.
10- O carro esta com muita carga e exige uma condução muito forçada.
Solução: diminuir a carga e aliviar a condução.
O que fazer se o motor do carro esquenta enquanto estamos conduzindo
Se você não sabe o que fazer quando a temperatura do seu carro aumentar de repente, não entre em pânico!
mas …PARE O CARRO IMEDIATAMENTE EM UM LOCAL SEGURO!!
- Seguir conduzindo com o carro superaquecido pode causar problemas graves.
- Desligar o motor, abrir o capô e esperar pelo menos uns 45 minutos. O motor do carro necessita esse tempo para poder esfriar.
- Nunca abrir a tampa do radiador se o motor do carro não estiver esfriado completamente.
- Depois de frio, com cuidado, abra a tampa do reservatório e veja se o nível da água está baixo e complete o necessário, com o carro ligado, para não haver um choque térmico .
- Mesmo se a água extra que você colocou solucionou o problema, leve o carro a uma oficina mecânica para averiguar todas as possíveis causas que poderia levar o carro a um superaquecimento.
O que fazer se você TEM QUE dirigir com o carro superaquecido
Se você não puder parar o carro e deve seguir dirigindo, siga estes conselhos que possa amenizar a situação.
2 – Ligue o aquecimento do carro. Parece loucura, mas realmente funciona!! Ligar ao máximo aquecimento e também ligar ao máximo os ventiladores. Se a temperatura exterior estiver quente o interior do carro vai ficar muito quente então direcionar o ventilador para as janelas para ajudar a reduzir a temperatura. Isso funciona porque o aquecedor do carro usa o calor do motor para aquecer o interior do veiculo. Usando o aquecedor ao máximo vai retirar uma quantidade grande de calor do motor tornando-o mais frio.
3 – Se você se encontra preso no transito que não se move por mais de 1 minuto, desligue o motor.
4 – Evite a hora de pico. Evite esse trânsito de mover-parar, mover-parar. Se você acha que seu carro não vai aguentar, desligue o motor e espere que o tráfego volte a mover normalmente. Nesta situação é melhor mover mais rápido que lento assim entrará mais ar para refrigerar o carro.
5 – Fique de olho no indicador da temperatura. Se for necessário, pare e deixe esfriar o motor. Lembre-se que se a temperatura subir muito pode danificar seu motor.
Como podemos prevenir que o carro superaquece.
Mesmo não sendo um especialista em automóveis, podemos estar atentos a alguns sinais importantes que, se levamos em conta, podemos evitar futuros e grandes problemas.
1 – Nos meses mais quentes do ano devemos estar de olho no medidor de temperatura. Se notar que avança em direção a linha vermelha ou que comporta de maneira diferente é conveniente levar imediatamente para uma inspeção mais detalhada.
2 – Também é uma boa ideia checar no chão da garagem se há algum vazamento. Vazamento é um sinal importante que seu motor poderia estar com problemas.
3 – Verifique sempre a tampa do radiador para garantir que esta cumpre com sua função de vedação e também se o nível de liquido refrigerante está dentro do nível adequado. Lembrando sempre de nunca remover a tampa com o carro quente. Espere que o veículo esteja completamente frio.
A melhor atitude para não sofrer deste problema com seu carro é ficar sempre atento e fazer as manutenções de rotina necessárias, como verificar o nível dos fluídos, as mangueiras, ventiladores, filtro de ar e outros componentes críticos do seu veiculo.
4 Comentários
Já utilizei essa técnica numa situação de pane – luz espia acessa e alerta adicional (texto no painel para parar o carro imediatamente). Parei o carro deixei-o esfriar: desliguei o ar condicionado e acionei o aquecimento ao máximo – com as aletas canalizando o ar quente para fora. Resultado: fiz o mesmo percurso de volta para casa (aconteceu num feriado) e o ponteiro do marcador ficou estável na posição central (luz espia apagada), funcionou. No dia seguinte levei-o a uma oficina.
Otimas explicações… mas um pequeno detalhe que faz toda diferença, o reservatório mencionado e mostrado na imagem acima é de gasolina, por favor não verifique e nem coloque água nele. normalmente reservatórios de gasolina tem tampa da cor vermelha para diferenciar e ajudar os motoristas pouco experientes.
Esqueceram de mencionar sobre o óleo, se no manual pede 20w50 por exemplo e vc usar 5w30 fatalmente vai esquentar mais.
Gostei das dicas me ajudarão muito,em situações com temperatura elevadas….