O sistema de exaustão, ou escapamento é um conjunto de peças ligadas uma nas outras e que está localizado na parte de baixo do carro e tem uma função importantíssima para que o motor do carro possa ter um bom desempenho.
Geralmente essas peças são feitas com materiais inoxidáveis devido à forte corrosão causada pelos gases, além de materiais filtrantes.
Mas hoje em dia , devido ao combustível ruim e principalmente adulterado ( gasolina + álcool), vai danificando esse sistema, levando ao deterioro total.
E essa é uma das causas que o tempo de vida útil do sistema diminuiu em média 2 anos. Hoje, um sistema de exaustão dura no máximo 3 anos. E como não há conserto, a única saída é a substituição das peças. Só assim, é possível manter seu automóvel com um bom rendimento do motor, com menos poluição e barulho.
As partes do sistema de exaustão são:
Todas essas peças são ligadas por tubos de escapes
obs.: alguns sistema de exaustão possui outra peça que fica entre o catalizador e o abafador que se chama Malha Flexível que tem a finalidade de evitar que a vibraçao do motor seja transferido para a carroceria, isso é, para dentro do carro. Mas é uma peça opcional.
De acordo com o Sr. Dênio Lopez dos Santos, proprietário da oficina especializada em sistema de exaustão – Bichinho Escapamentos – para que as peças do sistema de exaustão tenha uma vida mais longa é importante que esse veículo ande uma certa quilometragem para atingir o ponto ótimo para eliminar e filtrar todos esses gazes.
“Se você anda pouco com seu carro cada vez que sai, o sistema de exaustão não vai ter tempo suficiente de “filtrar e secar esse vapor”, Isto é, os gazes. Com essa pouca distância percorrida, os gazes ultrapassam a parte traseira do escapamento mas não conseguem terminar o processo de filtrado e fica corroendo a parte dianteira do sistema de exaustão e com isso a acidez destes gazes vão danificando internamente o sistema e fazendo um deterioro rápido das peças” , conclui o Sr. Dênio.
No entanto, a media de troca destas peças é equivalente a 2 vezes para parte dianteira enquanto se troca 1 vez a parte traseira.
Quando os problemas surgem
Podemos perceber claramente que temos problemas no escapamento quando :
- Notamos umas batidas muito inconvenientes na parte de baixo do carro
- Quando o ruído de motor ,que estamos habituados a escutar, muda para um barulho bem desagradável
- Sentir que o veiculo esta com baixo rendimento
- Excesso de consumo de gasolina
- Ressonância ao trocar de marcha
Notando um destes “sintomas” podemos levar o carro para uma loja do ramo ou um centro automotivo para um diagnostico do sistema de exaustão e avaliar se o conjunto de escapamento está com algum problema.
Veja o vídeo abaixo de como se troca o silenciador traseiro